quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

RAINHA PITODORIS (8 a.C – 38 d.C.)

Pitodoris do Ponto (30 a.C. ou 29 BC – 38 d.C.) foi rainha sobre o Ponto, o Bósforo e a Capadócia sendo, no entanto, uma soberana cliente de Roma.
Pitodoris também é conhecida como Pitodoris I, Pitodorida e Pantos Pitodorida. Segundo uma inscrição honorífica ( imagem abaixo) dedicada a ela em Atenas na Grécia do final do 1º século a.C., o seu título real foi a ΒΑΣΙΛΙΣΣΑ ΠΥΘΟΔΩΡΙΔΑ ΦΙΛΟΜΗΤΟΡΑ, isto é, Rainha Pitodorida Filometor. Filometor significa “aquela que ama a mãe”.


Pitodoris nasceu e cresceu em Esmirna (a moderna Izmir na Turquia). Era filha única de Pitodoro de Trales e Antonia sendo seus avós Marco Antônio, o triúnviro romano que “restaurou” a monarquia do Ponto, e Antonia Híbrida Menor. Pitodoro de Trales era um rico grego anatólico e amigo antigo de Pompeu, o grande general que derrotou Mitrídates VI Eupátor do Ponto.
Aproximadamente em 14 a.C., Pitodoris casou-se com o Rei Polemon do Ponto tornando-se assim a rainha do Ponto e do Reino do Bósforo quando de seu enlace matrimonial. Polemon era viúvo e de sua primeira esposa não teve filhos, exceto um enteado. Pitodoris e Polemon tiveram dois filhos e uma filha, que foram:
Zenon, também conhecido como Zeno-Artaxias ou Artaxias III, rei da Armênia; Marco Antônio Polemon Pitodoro, que reinou no Ponto como Polemon II, e Antônia Trifena que reinou na Trácia com Cotis VIII.
Quando Polemon morreu em 8 a.C., Pitodoris tornou-se a única rainha do Ponto até a sua morte. Pitodoris foi capaz de conservar a Cólquida, mas não o Reino do Bósforo, cujo enteado de seu marido, Tibério Júlio Aspurgo, assumiu.
Posteriormente Pitodoris casou-se com o Rei Arquelau da Capadócia, mas não tiveram filhos. Por seus matrimônios, ela era rainha do Ponto e da Capadócia, mas tutelada por Roma. Pitodoris mudou-se com seus filhos do Ponto à Capadócia para viver com Arquelau. Quando Arquelau morreu em 17, a Capadócia tornou-se uma província romana e ela voltou com a sua família para o Ponto.
Em anos posteriores, Polemon II assistiu sua mãe na administração da monarquia. Quando Pitodoris morreu, Polemon II sucedeu-a. Pitodoris foi amiga e contemporânea do célebre geógrafo grego Estrabão, o qual a descreveu como uma mulher de caráter virtuoso e com uma grande capacidade para os negócios e considerou que sob o reinado de Pitadoris o Ponto teve um momento de florescimento.

FONTE: Wikipédia. Versões em inglês e francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário